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A Força das Vitaminas - Benefícios e Malefícios

18 de junho de 2010

Nem muito, nem pouco. Tudo moderado! Saiba mais sobre esses poderosos compostos e garanta uma vida saudável e rica em vitaminas, essenciais para acelerar o metabolismo, garantir o crescimento dos pequenos e manter a saúde em dia. Existem vários tipos delas e algumas contraindicações. Você sabia, por exemplo, que o exagero na ingestão pode ser prejudicial? Pois é, então use com moderação e previna-se contra viroses, fortaleça os ossos e ganhe mais imunidade, como indica a médica ortomolecular, Luciana Granja, a especialista.

Vejamos, portanto, a força das vitaminas.

 

Vitamina A

            Age com importante desempenho no globo ocular, no desenvolvimento ósseo e na pele. Aumenta a imunidade, ajuda na reprodução e combate doenças infecciosas. A maioria de seus componentes é anticangerígena.

 

Presente

Óleo de fígado de peixe, fígado, rim, ovo, leite, azeite de dendê, cenoura, couve, espinafre, manteiga, abacate, caju, mamão, melão e abóbora.

 

Sua falta pode causar

Cegueira noturna, alterações cutâneas, secura dos olhos, queda do sistema imunológico e problemas na pele.

 

O excesso provoca

Dor e fragilidade óssea, hidrocefalia, vômitos em crianças, pele seca com fissuras, unhas frágeis, queda de cabelo, gengivite, anorexia, irritabilidade, fadiga e problemas hepáticos.

 

Vitamina B1

É um potente composto para o sistema nervoso, muscular e arterial. Facilita a respiração dos tecidos, ainda ajuda na digestão de carboidratos, gorduras e proteínas.

 

Presente

            Carne de porco, gema de ovo, fígado, coração, presunto, nozes, levedo de cerveja, germe de trigo, cacau, amendoim, leite e centeio.

 

Sua falta pode causar

            Confusão mental, fraqueza muscular, instabilidade emocional, depressão, perda de apetite, irritabilidade insuficiência cardíaca e estresse.

 

 Vitamina B2

            É essencial para o crescimento, na produção de corticosteróides e na formação das células do sangue, estimulando as enzimas tireóides. Proporciona pele, unhas e cabelos saudáveis. Também potencializa a cicatrização de cortes e ferimentos.

 

Presente

            Leite, músculo de boi, aves, levedo de cerveja, queijo, fígado, rim, verduras, peixes e ovos.

 

Sua falta pode causar

            Lesões na mucosa, flacidez da pele, lesões nos órgãos genitais, queimação e coceira nos olhos.

Arquivado em: Sem categoria I

1 Comentário »

  1. Comentário por Dayana Farias — 5 de junho de 2012 (14:40)

    Esse assunto sobre vitaminas
    está bem completo, explicado!!
    Muito bom mesmo.
    Parabéns!!!

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